A Marca de Uma Lagrima – Pedro Bandeira


Título: A Marca de uma Lágrima
Autor(a): Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Nº de páginas: 176
Nota:
A Marca de uma Lágrima - Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.



A Marca de Uma Lagrima é um clássico nacional juvenil, que conta a historia de Isabel, uma adolescente de 14 anos que escreve poesias como gente grande. Seu espelho é seu companheiro, é com ele que ela expressa todas suas frustrações, inclusive a de se achar feia e gorda.


 Quando sua mãe à obriga a ir ao aniversario de seu primo, ela não imaginava que poderia se apaixonar por ele. A partir daí Isabel acaba ficando obcecada por Cristiano, e seu mundo desaba ao descobrir que ele esta apaixonado por sua melhor amiga Rosana.

"A música dessa vez não encobriu a voz, e foi num murmúrio que Isabel falou: - Rosana, devolva meu sonho..."

Para viver essa desilusão por completo, ela decide ajudar através de seus poemas o mais novo casal a se amar cada dia mais. Em meio a esse enlace Isabel conhece Fernando que acaba se apaixonando por ela, mas devido ao seu amor por Cristiano ela não consegue ser mais do que uma boa amiga para ele.

Como se não bastasse toda essa confusão Isabel e Fernando, presenciam a descoberta da diretora da escola morta em seu escritório, o que faz com que a garota fique ainda mais abalada psicologicamente.

 Pedro Bandeira é um mestre, as poesias que ele construiu ao longo do livro são inspiradoras e couberam bem na personagem jovem e sonhadora. Achei a confusão amorosa previsível, a protagonista é extremamente exagerada e dramática e tem uma autoestima muito baixa o que me irritou muito, mas a sua capacidade de escrever e ate mesmo falar de forma poética é apaixonante.


“Chegou a hora de vocês se libertarem de mim e eu me libertar de vocês. Por acaso você deve se apaixonar pelo compositor se a música dele o ajuda a conquistar a namorada? Ou pelo pôr do sol, quando as cores criam o clima certo para que ela diga sim?”
O mistério de quem matou a diretora Albertina é o que deixa a trama mais ágil e um pouco menos cansativa, o autor construiu o suspense de forma envolvente e seu desfecho foi mais que surpreendente.

 O publico alvo da trama é de pré-adolescentes à adolescentes e apesar de Isabel ser bem infantil em alguns pontos achei ela adulta demais quando se tratava de sexualidade, atirada demais para uma garota de 14 anos.


“Fernando Pessoa... Gosta de Fernando Pessoa?? E da pessoa do Fernando, você gosta?”
Como um todo gostei bastante da leitura, talvez por já ter passado dessa fase mais dramática que é a adolescência eu tenha me irritado tanto com Isabel, mas recomendo o livro para quem tem curiosidade em conhecer a escrita de Pedro Bandeira, a historia é rápida e os poemas são lindos, talvez vocês gostem mais do que eu.
A marca desta lágrima testemunha que o amei perdidamente Em suas mãos depositei a minha vida, e me entreguei completamente. Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhe dei Como se fossem confetes de um carnaval que não brinquei. Mas a cabeça apaixonada delirou Foi farsante, vigarista, mascarada Foi amante, entregando-lhe outra amada Foi covarde que, amando, nunca amou!
Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

12 comentários

  1. Quando eu li esse livro devia estar na 8ª série e lembro de ter chorado rios com ele.. Hj não me lembro muito da história dele mas acho que se fosse ler ele agora não ficaria tão encantada quanto naquela época...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
  2. Faz anos que li esse livro e na época gostei bastante. Hoje já não lembro de quase nada da obra. Acho que é mais indicada mesmo para adolescentes, por gerar uma maior identificação com a faixa etária. Quem sabe um dia eu faço a releitura para ver quais sentimentos ela despertará haha Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro, me identifiquei demais com a Isabel na época que li!
    Adorei sua resenha, não tenho esse livro, preciso comprar!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca ouvi falar desse livro, acredita?!
    Achei o enredo interessante, porém bem jovem. Não faz meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa e darei uma chance quando puder à leitura =)
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não faz meu gênero. Acredito que só li o livro do Pedro Bandeira na escola..kkkk
    Não faz meu estilo, mas gostei de sua resenha...
    Parabéns pelo blog.

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito legal como Pedro Bandeira trabalha com a questão da morte na literatura infanto-juvenil, um tema considerado tabu por muitos outros escritores. Ele é mesmo um grande mestre!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Suzi! Tudo bom?
    Apesar de já ter visto vários livros do Pedro Bandeira, ainda não li nenhum, e nem sabia sobre o que se tratavam. Esse livro tem outra edição, né? Uma com a capa meia azulada, acho.
    Enfim... É estranho mesmo garotas de 14 anos atiradas, e quando vejo em livros sempre fico receosa quanto ao personagem. Eu mesma tenho 14 anos e fico pasma com certas coisas. Mas se fomos pensar bem, essa é a realidade do Brasil.
    Enfim, gostei da resenha! Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter bastante curiosidade de conhecer a escrita do Pedro Bandeira, esse livro não me atraiu. Achei a capa bem feia, e isso já me dá um certo bloqueio. Também acho que não ia gostar da Isabel, e esse negócio de encontrar a editora morta também não achei legal. Enfim, vou escolher outro livro do autor para ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Não conhecia esse livro, e ele também não me cativou. Não sei pode ser o tom poético que tem, e não me agrada muito. Não sei, faltou alguma coisa ai para me interessar haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi.
    É vergonhoso, mas acredita que eu tive contato com o Pedro Bandeira dia desses?!
    E claro fui ciente que seus livros são destinados à um público alvo específico, mas me diverti, e acredito que não vou me incomodar com a imaturidade de Isabel.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. O livro não me chamou muita atenção por causa das poesias, não curto muito esse tom poético, me desgasta demais e a leitura é sempre arrastada, mas fiquei curiosa para saber sobre o mistério da morte da diretora. Ainda assim não leria, porque tenho certeza que me irritaria com Isabel, já que você deu as características dela e são exatamente as que me desagradam em personagens principais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito legal, acho que foi uns dos primeiros livros que li nada vida.
    Adoro os livros do Pedro Bandeira.

    Gostei bastante do seu cantinho, muito fofo *-*

    Beijos:*
    Dani - http://www.escritasnachuva.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)